segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Maior Brasileiro Vivo

Se eu falasse para você que existe um homem, brasileiro, que não sabe tocar nenhum instrumento musical, não sabe diferenciar tom maior de tom menor, mas que sua música mais conhecida foi plagiada por Caetano Veloso!!! E que esse homem teve parceiros do porte de Toquinho e Eduardo Gudin, e que foi gravado por pessoas dos mais diferentes tipos e épocas como: Elza Soares, Elton Medeiros, Beth Carvalho, Maria Bethania, Casuarina, Jorge Aragão, Dona Inah, Inezita Barroso, Jards Macalé, Noite Ilustrada, Clara Nunes, Leila Pinheiro e etc!

E se eu dissesse que além de músico, é um pesquisador e que suas pesquisas e acervos pessoais são maiores que qualquer museu da America do Sul!

E se você descobrisse que esse homem fundou a FAPESP e, graças às leis criadas por ele e que regem essa instituição, ela é uma das maiores em pesquisas sobre genomas e que poderá sequenciar os DNAs de várias especies da nossa fauna e flora!

E se voce soubesse que, atualmente, aos 85 anos, ele ainda vive pela Amazônia, realizando as suas pesquisas sobre repteis e é um dos maiores herpetólogos do mundo!

E que esse homem, dentro dos seus 50 anos de trabalho, teve inúmeros prêmios nacionais e internacionais em virtude de suas contribuições para o progresso da ciência!

Esse homem plural se chama PAULO VANZOLINI. Autor de músicas como: Ronda, Mente, Boca da Noite, Praça Clóvis, Volta por Cima e etc.

O mais dificil de acreditar é que eu estive com ele, em duas oportunidades, sentados na mesma mesa de um bar que tinha o nome de uma de suas músicas, Boca da Noite, que ficava na Rua Santo Antonio, no Bixiga. Isso foi há 20 anos, aproximadamente. Bebiamos, riamos, falavamos besteiras de todas as magnitudes entre uma canja e outra do convidado especial da casa. O dono do Boca da Noite era Ricardo Guerreiro e amigo pessoal de Vanzolini. Todos ficavamos muito à vontade na presença desse grande homem, simplesmente, por que ele nos tratava como iguais, apesar de saber que ele não era igual ao demais.

Adorava falar de música, apesar de não se considerar músico, mas zoólogo.

Suas músicas serão interpretadas por Ana Bernardo, em duas apresentações em São Paulo, cidade natal do compositor, no Teatro Fecap. Quem não for viajar no feriado, é uma boa oportunidade de conhecer um pouquinho do homem que, pela minha ótica, é o maior brasileiro vivo.

Dia 14/11, sábado, às 21hs e dia 15/11, domingo, às 19hs. O Teatro Fecap fica na Av. Liberdade, 532.

Ah... A música que o Caetano Veloso plagiou foi Ronda e gravou fazendo pequenas variações, com outra letra. A música em questão é Sampa. Compare e veja como são parecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário