quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sambas Paulistanos

Eu não sou bairrista, mas em se tratando de samba, os novos sambistas paulistanos estão ganhando de lavada dos novos sambistas cariocas.


Em São Paulo temos o Quinteto em Branco e Preto, no Rio temos o GaloCantô. Na terra da garôa temos Fabiana Cozza, na cidade maravilhosa temos Tereza Cristina. Não estou comparando o passado. Não há comparação a fazer, no passado, entre sambistas cariocas e paulistanos. O Rio ganha fácil. Mas agora, a gente está fazendo bem mais bonito que eles.


Quer uma prova ?


A lista abaixo mostra a quantidade de grupos de samba paulistanos que desconhecemos e que manda muito bem. Todos esses shows serão às 21hs, na Choperia do Sesc Pompéia, por apenas R$ 16,00 (inteira). O Sesc Pompéia fica na Rua Clélia, 93, no bairro da Pompéia.


Dia 15/01, sexta-feira, teremos, o paulistano Samba da Laje, acompanhado do carioca Serginho Meriti. O sambista da gema é um dos maiores compositores de samba do planeta. Se essas composições forem mostradas será um grande show.


Dia 16/01, sábado, se apresentará o Pagode do Cafofo com o paulistano, de Santo Amaro, Maurilio Oliveira, um dos integrantes do Quinteto em Branco e Preto.


Dia 22/01, sexta-feira, é a vez do grande carioca Nelson Sargento, ser o convidado pela Roda de Samba Ouro Verde.


Dia 23/01, sábado, o famoso Cupinzeiro, convidará a carioca Amélia Rabello. Não gosto muito dela, mas certamente valerá pelo grupo paulistano.


Dia 30/01, sexta-feira, será a vez do Kolombolo Diá Piratinga com o Tobias da Vai-Vai. Não conheço o primeiro e não gosto muito do segundo. Não tenho como opinar.


Dia 31/01, sábado, finalizando o Projeto será a vez do Passado de Glória, convidar o Portelense Monarco. Não conheço o grupo. Sei que existe, eles nasceram no Jardim Nordeste, na capital paulista, mas não tenho idéia de como tocam. Mas com esse nome, devem ser apaixonados pela Portela, portanto, a emoção deverá ser forte ao tocar com um dos maiores nomes do samba portelense.


Para não dizerem que não gosto do samba carioca, farei uma exaltação a Candeia, Martinho da Vila, Monarco, Paulinho da Viola, Cartola, Nelson Cavaquinho, Cristina Buarque, Velha Guarda da Portela e a todos os grandes sambistas do local onde o samba tem um Passado de Glória. O vídeo abaixo, tem imagem de todos os sambistas citados, cantado pela carioca Tereza Cristina uma música do Wilson Batista (não preciso dizer que nasceu no Rio de Janeiro). Essa música INTEIRA é um dos meus lemas de vida.


Todos os versos dessa música cabem perfeitamente em mim.


Ah... O nome da música é "Meu Mundo é Hoje".

Nenhum comentário:

Postar um comentário