domingo, 31 de outubro de 2010

Um Excelente Motivo - por Mario Mammana

Inicio a coluna de hoje, pretensiosamente, com um trecho de um soneto de Camões que diz: “Que me quereis, perpétuas saudades?/ Com que esperança ainda me enganais?/ Que o tempo que se vai não torna mais/ E se torna, não tornam as idades”. Pois bem, dito isto, na última sexta-feira estive presente num encontro de ex-frequentadores do saudoso bar Bom Motivo! A nostalgia hoje é um lucrativo negócio, com empresas especializadas na arte do reencontro. Já estive em encontros de ex-colegas de faculdade, de ex-colegas de trabalho, ex-colegas até de escotismo, mas foi a primeira vez que estive num encontro de ex-amigos de bar! Sensacional!

O Bom Motivo (Rua Deputado Lacerda Franco, 452), inaugurado em 1984 e capitaneado a maior parte do tempo pelo hoje interiorano Roberto Lapiccirella, teve seus anos de glória numa época em que a Vila Madalena ainda não era esse oceano de bares que se vê hoje. Era apenas um bairro residencial, com jeito de cidadezinha do interior e os únicos concorrentes na região eram os não menos saudosos Bartolo, Vou Vivendo e Bar do Sujinho. A fórmula, na época nova, era o “barzinho” com MPB ao vivo (violão, voz e a timba do Maquininha), chopp e uns poucos petiscos (o classicão provolone à milanesa era novidade) que com o tempo foram se sofisticando. Alguns excelentes músicos e cantores passaram pelo bar, incluindo o maravilhoso e falecido Ney Mesquita e a hoje fulgurante Mônica Salmaso. Pois nessa época formou-se uma verdadeira confraria de bebedores de chopp no bar e vários deles eu reencontrei na última sexta. Tudo bem, os cabelinhos brancos de alguns (incluindo este que vos escreve) hoje faiscam até no escuro, mas as boas conversas e as ótimas piadas continuam em plena forma! Os freqüentadores iniciais formavam uma verdadeira célula que, aos poucos, foi se dividindo em prófase, metáfase, anáfase e telófase, outros botecos que foram abrindo nas redondezas, incluindo o filhote da casa, a Choperia Bom Motivo, o Feitiço de Áquila e o fantástico e infelizmente extinto Música e Cia. Mas muitas amizades (e casamentos) surgiram da “célula-mater”. Eu conservo algumas excelentes amizades até hoje!

Atualmente o Bom Motivo, de cara totalmente repaginada e reformada, guarda ainda um pouco daquele boteco meio escuro, com pesadas mesas de madeira e fotos de antigos ícones da música brasileira nas paredes. O dono é novo também. Mas a fórmula permanece. Também permanecem o (bom) garçom Chicão e alguns músicos do antigo Bom Motivo, o que ajuda muito a encarar o desafio de reencontrar os fantasminhas camaradas do passado, quando se entra no bar. Aliás, entrar lá hoje é como passar pelo Túnel do Tempo. Uma estranha mistura de sensações e de memórias.

Eu gosto de pensar que os bons bares, assim como as pessoas, tem um tempo de vida útil que passa pela inauguração, tempos de glória e finalmente a extinção. Às vezes, alguns deles resolvem fazer uma plástica e ressurgem, senão com o antigo viço, com novas armas de sedução. Quanto ao antigo viço, este está lá na nossa memória afetiva, nos confins dos tempos em que freqüentávamos o bar todas as noites e que ele era um pouco da extensão da casa da gente. Um verdadeiro clube onde pagávamos a conta mensalmente e se comemorava a amizade e os “bons motivos” para se estar vivo.

Se houve algum preço? Sim. Nunca fiz a conta mas talvez eu tenha deixado o valor de um apartamento nos cofres do bar. Quem não deixou?

5 comentários:

  1. Bons tempos. Boas amizades. E...boa saude!!! Quem não deixou?

    ResponderExcluir
  2. Luis Fernando Crestana5 de novembro de 2010 às 11:36

    Acho que este texto deveria ser emoldurado e fixado na parede do Bom Motivo! Nostalgicamente brilhante

    ResponderExcluir
  3. Obrigado velhos companheiros de boteco!!!

    ResponderExcluir
  4. Viva e MPB e seus seguidores

    ResponderExcluir
  5. Êta saudade da minha infância lá no Bom Motivo da esquina ainda!!!!! Brinquei muito lá, junto com meu irmão, Fernanda, Billy, Nando, enfim, boas recordações de um tempo que não volta mais, mas valeu a pena vivê-lo!!!!!!

    ResponderExcluir