domingo, 7 de novembro de 2010

Eu fui... e Adorei (em Paris)

Pra mim, estar em Paris sempre me relaxa e me faz ter a esperança de que o mundo ainda tem solução, apesar dos nossos políticos e da nossa brava gente brasileira. Quase todo ano venho para cá, mas sempre tem uma coisa nova pra fazer, um lugar novo para desbravar e pessoas interessantes para conhecer.

Como estou me especializando em conhecer novos lugares, quando você estiver em Paris, algumas coisas são obrigatórias e, para quem dança ou gosta de música brasileira, existem alguns lugares que a nossa presença é requisitada. Vamos a eles:

Se você for ficar algum tempo em Paris e quer continuar a fazer aulas de gafieira, Zouk, LambaZouk, Salsa e etc, a dica é o Studio Massaro (290 boulevard voltaire - 11 arrondissement - metro Nation - http://www.studio-massaro.fr/). São duas salas muito bem decoradas, com um piso excelente e mesmo se você não sabe nada da língua de Proust, o professor francês - Sébastien Massaro - e sua parceira brasileira, Juliana Sanches, falam português. Recomendadíssimo.

Um outro lugar para se conhecer é o Studio L'Hermitage (8 rue de l'hermitage - metro Jourdain - http://www.studio-ermitage.com/). Entre no site, veja a agenda e descubra o que se tem pra assistir. A casa abre quase todos os dias. Todo último domingo do mês é a Gafieira Belleville. A banda é muito boa e a afinada vocalista só canta músicas brasileiras (sem nenhum sotaque, apesar de ser francesa). Excelente. Mas a sua programação é bem eclética. Se você gosta de tango, cumbia, milonga e outros ritmos, vai encontrar um dia pra você também. Os preços dos shows variam de 5 a 15 euros e o público esta entre 20 e 40 anos.

Outro lugar que melhorou muito desde a última vez que eu fui - em 2005 - foi o Blue Note (14 rue Muller - http://www.lebluenoteparis.com/). Essa casa, bem diferente da original, só toca música brasileira puxada para o jazz, mas com uma pista de dança que dá pra mostrar sua habilidades. O público está na faixa dos 30 a 45 anos. Certamente, você encontrará muitos brasileiros, o que nem sempre é uma coisa boa. Fique esperto, mas não deixe de conhecer. Não se paga para entrar. Ele fica pertinho da Sacré Coeur, em Montmartre, perto do metro Barbès Rochechouart, mas o melhor mesmo é ir de taxi.

Antes ou depois de ir a esses lugares não deixe de comer um "grec". Quem já foi ao centro de São Paulo já deve ter visto aqueles pedaços de carne pendurados e girando verticalmente, vulgarmente conhecidos como Churrasquinho Grego. O "grec" é isso ai, só que muito gostoso, acompanhado de salada, maionese e batata frita em um pão em formato de meia-lua ou no prato mesmo. O preço varia entre 4 e 6 euros. Coma. É muito bom pra acalmar a fome do fim de noite.

Na próxima semana dou mais umas dicas de Paris, finalizando o "Eu Fui" internacional.

Não deixe de vir a Paris e de curtir a noite daqui. Vale a pena.

Nas fotos acima, a primeira é a vista do Salão L'ermitage, a segunda é o logotipo do Blue Note.

Abaixo, um vídeo de Sébastien Massaro e Juliana Sanches


Nenhum comentário:

Postar um comentário