domingo, 28 de novembro de 2010

Vocês querem Bacalhau ? - Por Mario Mammana

Aos 51 de idade não fiz fortuna (pelo menos não “ainda”). Mas também não fui à bancarrota (não “ainda”). Colecionei figurinhas, amores, desenganos, alegrias, alguns poucos cabelos e principalmente amigos. Muitos e excelentes.

O genial humorista peruano Luis Felipe Algell de Lama, que utilizava o pseudônimo “Sofocleto”, disse: “Amigo verdadeiro é aquele que nos quer apesar de nada”. Pois apesar de nada, dois queridíssimos amigos, Eduardo Rodrigues e Thaís Duque Estrada, me levaram no último domingo, em minhas andanças a procura de lugares sensacionais, a um bar da Casa Verde cuja especialidade é o nobilíssimo bacalhau! Trata-se do “Confraria Bar Batana” (Avenida Casa Verde, 2.500 - www.confrariabarbatana.com.br). Como sói acontecer, ficamos na calçada que é o melhor lugar para ver a vida passar e para ver os carros raspando o chão numa valeta descomunal que existe ali!

Já o Bacalhau é o nome comum dos peixes do gênero gadus, pertencente à família Gadidae, como naturalmente todos sabem. Dentre as várias espécies de peixe comercializados como bacalhau (assim como os gatos o são, como lebres ou churrasquinho na porta dos estádios), destacam-se o Gadus Morhua, ou COD, que nada nas águas frias do Oceano Atlântico na vasta região entre o Canadá e a Noruega e o Gadus Macrocephalus, que habita o Pacífico, ali pertinho do Alaska. Apenas o primeiro nos interessa e este infelizmente encontra-se na lista do WWF das espécies ameaçadas de extinção.

Que me perdoem a piadinha os meus amigos do Green Peace mas no último domingo nós colaboramos bastante com essa ameaça. O Confraria, apesar de ser um botecão bacana de esquina, tem um cardápio impecável quando se trata do nosso amigo Gadus Morhua. Inúmeras receitas. Bacalhau a Brás, à Dorê, à Gomes Sá, ao Porto, à Portuguesa, às Natas, do Pippo, ao Alho e óleo, enfim, a lista é grande. Todos eles dispostos em pratos já montados numa vitrine dentro do bar. Que maldade! Essa vitrine me agradou tanto quanto a vitrine da Tiffany´s agrada a Paris Hilton, ou a vitrine da Ferrari agrada o Chiquinho Scarpa!

Existem outros pratos na casa mas, honestamente, eu nem vi! Caprichei no bacalhau, nas batatas e no Brócolis ao alho e óleo. Tudo muitíssimo bem feito e em pratos que servem de uma a quatro pessoas. O chopp é bem bom também e o serviço, excelente. Palmas para os garçons, principalmente para o simpático e paciente Orleudo que nos atendeu e para os donos Márcio e Reizinho, que tem esse apelido porque trabalhou no “Ao Rei do Bacalhau” e de lá trouxe todo o “savoir faire”. O bar ainda tem um vasto salão no andar superior e recebe eventos!

Aproveitando o ensejo, iniciei este texto citando Sofocleto e termino citando Mário Quintana para dizer aos meus amigos Edu, Thaís e a todos os outros, em agradecimento, que “a amizade é um amor que nunca morre”.

7 comentários:

  1. Caro Mário, ainda não conheço a casa (A Barba Tana, pq a Verde eu já conheço).
    Em breve devo fazer essa incursão para levar o meu velho pai, para se esbaldar e matar saudade da terrinha.

    Bacalhau é sempre muito bom...

    Saudações Rubroverdes de Segunda,
    Rogerio

    ResponderExcluir
  2. Hummm, que delícia!!!! ;))
    Eu tbm amo bacalhau... só de imaginar esta vitrini, faz um 'rói-rói' no meu estômago, rs !!!
    Ô maldade, viu?! :))

    Carinhoso abraço, Mário!
    Uma bela semaninha pra você.

    Neide Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Querido, espero que todos conheçam o Barba. Mas torço mesmo para que todos conheçam VOCÊ e reconheçam, cada vez mais, o seu talento...para beber,comer bacalhau e, principalmente, para escrever. SOU SUA FÃ!!!!!
    Beijo enorme e até o happy de hoje....rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Abraço meu nobre amigo. Tenho certeza de que seu pai vai verter uma lágrima de saudade na primeira mordida!

    ResponderExcluir
  5. Pô, Marião. Bacalhau é bom, chopp é bom, cervejinha é bom, cachacinha é bom... Agora, excelente mesmo é a tua amizade. Pq sem ela tudo isso aí fica sem graça. Grande abraço.

    ResponderExcluir