domingo, 10 de abril de 2011

Dançar Gafieira Cheia de Alma


Como a maioria dos leitores desse blog já sabe, desde 2009 dou aula de samba de gafieira, aos sábados, gratuitamente, dentro de um Clube-Escola da prefeitura de São Paulo. É uma das coisas que mais tenho prazer em fazer.

Todo primeiro dia de aula eu explico o que é a gafieira, o samba que nela se dança e como deve ser o contato com o seu parceiro. O que sempre digo é que o samba de gafieira tem como o objetivo a sedução do parceiro. O cavalheiro tentando seduzir sua dama e essa, por sua vez, utiliza a sedução para provoca-lo.

No meu método de aula, não dou tanta importância ao passo do samba, mas ao sentimento que se coloca na demonstração dessa sedução do outro. Isso, pra mim, é o mais importante. O passo e a técnica vem com o tempo. O sentimento tem que ser demonstrado agora.

Estou falando isso, por que dentre os, aproximadamente, 18 casais que fazem aula regularmente está uma aluna que tem se dedicado bastante, mas fica um pouco aflita por não estar evoluindo como ela deseja.

Do alto da sua aflição ela me escreveu uma carta-poema que tem como titulo o mesmo desse post. Ai vai a carta-poema:

"Num 'Cantinho' de São Paulo, numa escola da prefeitura, lugar quente ... very hot (rsrs)... surge uma gafieira paulistana com 'alma'.

Alma, sentimento, querer, 'desejar', dançar gafieira cheia de sedução."

Os homens seduzem as mulheres e as mulheres como sempre, fingem... gracejam, não querem (rsrs)... no fundo estão loucas para dançar e também seduzir seus cavalheiros.
"

Ela ainda termina o texto assim: "Queria tanto aprender a 'ALMA'"

Acredito que Simone - a autora do texto acima - não tem com que se preocupar. O mais difícil ela já conseguiu: o sentimento do samba de gafieira já está nela. Só falta diminuir a ansiedade, se dedicar nas aulas e sair para dançar. Isso acontecendo, é apenas uma questão de tempo para que a dança de qualidade se manifeste.

Agradeço à esposa do meu grande amigo Reinaldo pela sua carta-poema e a todos os alunos dessa turma de 2011.

Para quem ainda não sabe o que é o samba de gafieira, abaixo tem um vídeo em que estou dançando com Débora Macedo, amiga e professora de dança, no Zeppelin, na Vila Madalena, em Julho/2010:

17 comentários:

  1. OLÁ QUERIDO CANTINHO, GOSTARIA DE ACRESCENTAR QUE O SAMBA DE GAFIEIRA QUE VC ENSINA ME FAZ PENSAR O SEGUINTE:
    "O quanto no nosso mundo moderno que vale tudo......me sinto desafiada a resgatar a minha FEMINILIDADE , o feminino e não o FEMINISTA......Vendo sua aula , escutando suas falas .......sobre ser seduzida , ser deixada levar pelo cavaleiro .....isso confesso gera um incomodo , mas no fundo um desejo enorme de ser FEMININA ou resgatar o feminino que está em mim e por mtas vezes o sufoco , pois tenh que trabalhar , ganhar dinheiro, estar no mercadode trabalho ......e ainda ser "moderninha", ser independente .......E vc com mta simplicidade e na aula fala:
    Pessoal .....tdo que essa mulher quer é ser conduzida por vc , ela está na sua mao .........rsrs .......é isso ......."Eureca ".......TUDO QUE NOS MULHERES QUEREMOS É UM CAVALEIRO QUE NOS CONDUZA PELA VIDA ..........
    Olha querido, nm sei se vou aprender a dancar gafieira, pq é dificil pra caramba , mas tenho me olhado como mulher ........e quero sim resgartar o feminino ..........
    Grde bjo
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Gostei disso: GAFIEIRA CHEIA DE ALMA........
    As aulas do Prof. Cantinho e não posso deixa de mencionar a Nina , que é uma graca , sua parceira nas aulas, tem sido mto gostosas .....além das brincadeiras .....das falas do Cantinho tipo: "Pega essa mulher que tá na sua frente".....rs ou "Esse cara que ta na sua frente é o melhor é o Antonio Bandeira ....rsrsrs danca pra ele .......olha pro peito dele ........e não pro chao ........ rsrsrs ADOROOO.
    Mas queria mencionar aqui como a parceira do Cantinho e os dois dancando me remete à algumas reflexoes .....Qdo o Cantinho fala com mta simplicidade , embora cheio de propriedade:
    -Dama se entregue pro seu cavalheiro , deixa ele te conduzir , ele te leva.......
    Hummmmm......como pra mim é dificil me entregar ......alguém me conduzir?????? Aí vejo a Nina e Cantinho dancando , ela faz um RESGATE DA FEMINILIDADE , DO FEMININO , da delicadeza, graciosamente deixa-o conduliza-la .......aí a danca FALA .......
    Bom , não sei se vou conseguir aprender a dancar .......pois e dficil pra caramba e tenho fugido um "bocado"......espero que sim , mas tenho me olhado e estou ABERTA A REVER ALGUNS CONCEITOS FEMINISTAS EM MIM .........
    Quero dxar um beijo carinhoso para NINA e um mto Obrigada para o Prof Cantinho e Nina .........Simone Gonzalez

    ResponderExcluir
  3. Simone, fico feliz de você estar conseguindo resgatar o feminino. Eu acredito que apenas dessa forma - o cavalheiro sendo masculino e a dama sendo feminina - é que a dança acontece de verdade.

    Muito obrigado pelo carinho. Tenho certeza que a Nina também esta agradecida.

    Continue indo às aulas que você sempre evoluirá.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Vi seus vídeos, por acaso, no YOUTUBE. Adorei seu estilo e didática. Gostaria de saber se você ministra aulas e onde. Sou aluna de uma academia de dança, aqui em São Paulo (SP), do curso de dança de salão.Amo samba de gafieira. Foi justamente para aperfeiçoar os passos e estilo que consultei o YOUTUBE e, tive a grata surpresa de assistir a seus vídeos. Um abraço, Angela (angelacarbonari@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Angela,

    Obrigado pelo carinho. Fico feliz que você tenha gostado dos vídeos feito por um aluno nosso, o Ric.

    Eu não sou professor de dança profissional, apenas realizo um trabalho para ensinar gafieira a pessoas que não tem condições de pagar por uma escola de dança.

    O local é no Clube Escola Raul Tabajara. É um clube da prefeitura onde qualquer pessoa pode frequentar, gratuitamente, e participar de todos os cursos que ali são ministrados.

    O nosso curso de samba de gafieira é aos sábados, das 14hs as 15h30.

    Esse curso se iniciou no dia 12/2 e só aceitamos novos alunos se já tiverem no nível que os alunos se encontram no momento. Como você já faz aula regular, acredito que você possa entrar na nossa turma sem maiores problemas.

    Apareça nesse sábado, dia 18/06, e faça nossa aula. É totalmente gratuito.

    O endereço é Rua Anhanguera, 484. Fica próximo do Camisa Verde e Branco.

    Uma observação: devido aos feriados, não haverá aula dia 25/06 e 09/07. As aulas vão até o dia 03/12.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale! td bem?! Eu estava no Ó do Borogodó ontem!!!lembra?
    Como faço pra começar as aulas? Posso ir no sábado que vem???
    Obrigada! bjs Maysa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maysa. Tudo bem ?

    Essa turma começou em fevereiro desse ano e não temos condições de aceitar mais ninguém. De qualquer forma, como te falei ontem, uma nova turma se iniciará em fevereiro do ano que vem.

    Se você quiser ir assistir a aula, você será muito recebida.

    O local é no Clube-Escola Raul Tabajara, na rua Anhanguera, 484 (Barra Funda). Acontece todos os sábados, das 14 as 16hs.

    Apareça.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal.
    Pretendo participar em 2013!
    Parabéns pelo trabalho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Alô Professor Alê!
    Estou aprendendo a dançar e gostaria de saber qual será a sua programação de aulas para 2013.
    Parabéns pelo trabalho.
    Abraço.
    Cesar Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar,
      As aulas recomeçarão no primeiro sábado após o carnaval, dia 16/2, e serão realizadas na Clube Escola Butantã, todos os sábados das 14 as 16h.
      As aulas são gratuitas.
      Você será muito bem-vindo. Apareça !
      Abraços

      Excluir
  10. Olá profº Alê, meu nome é Alcides, estou com muita vontade de aprender a dançar Samba de Gafieira, mas infelizmente de sábado não é possível devido o trabalho, o senhor dá aulas durante a semana de preferência à noite em alguma escola de dança? Tenho visto alguns vídeos seus e gostaria de parabenizá-lo pelo modo que ensina, parece fácil.
    Obrigado!
    Caso queira responder em meu email: alcidesfm15@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcides, muito obrigado pelo carinho.
      Infelizmente não dou aulas de dança em escolas. A única aula que dou é aos sábados, das 14 as 16hs.

      Vamos torcer para que, em outro momento, consigamos fazer isso acontecer.

      Abraços

      Excluir
  11. Oi Cantinho, alguns amigos já fizeram aula com você e me recomendaram. Depois que li seu post sobre o samba do coração que explica sua metodologia.... gostei muito.

    Ainda há vaga para 2013? sábado que vem vou conferir pessoalmente. Obrigada Maria Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda,

      Pena que só vi seu post hoje. No dia 19/02 ainda tinha vaga. Hoje não tem mais.

      Se você ainda tiver disponibilidade de fazer aula, apareça por lá para conversarmos e ver o que conseguimos fazer, ok ?

      Obrigado

      Cantinho

      Excluir
    2. O local onde está sendo realizada a aula é no Clube Escola Butantã. É todo sábado, das 14 as 16hs.

      Excluir
  12. Olá, Ale

    Já vi vários vídeos seus no youtube e gostei muito da didática. Faço aulas de samba de gafieira com meu namorado há 1 ano e estamos no nível intermediário/avançado. Gostaríamos de fazer o curso aos sábados com você. É só aparecer no sábado às 14h? Agora é no Butantã, não é mais na Barra Funda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patty,

      O curso está sendo realizado no Clube Escola Butantã, todos os sábados, das 14 as 16hs.

      Não se está aceitando mais inscrições, mas as pessoas podem ir assistir sem o menor problema. Vocês serão muito bem-vindos.

      Apareça para ver se vocês gostam do meu método de aula. Já que vocês estão no nível intermediario/avançado, não sei se vocês iriam gostar de refazer os passos que estamos dando no momento (saída lateral, saida 90 graus e saida 180 graus tirando a dama da frente). Talvez sejam passos muito básicos pra vocês.

      Se quiser, estaremos lá esperando por vocês.

      Abraços

      Alê

      Excluir