domingo, 21 de agosto de 2011

Eu fui ... e gostei da nova casa

O samba tem alguns redutos aqui em São Paulo. A Móoca não é um desses locais. Ou melhor, não era.

Já conheço o Cícero desde o tempo que ele abriu o "Salve Simpatia", um bar de samba na Vila Madalena. Isso deve fazer uns 10 anos. Esse bar era tudo de bom, até que uma reviravolta entre os sócios, fez ele montar um outro bar de samba com tanta categoria quanto o anterior. Esse novo bar se chama "Bar Samba" e também fica na Vila Madalena. Enquanto o anterior definhava o Bar Samba melhorava, aumentava seus lugares e seu público.

Agora, com muito mais experiência, ele foi convidado para abrir uma casa de música ao vivo, com foco na Umbanda.

Cícero achou que, se era para ter um foco religioso, que fosse a casa de todas as religiões. Assim nasceu o Bar Templo (rua guaimbé, 322).

Fui convidado para ir na inauguração, dia 13 de junho (dia de Santo Antônio), mas fiquei muito gripado e não pude comparecer. Dia 07/8 apareci por lá, através de um convite de minha amiga Paula Souto, que formou uma banda de gafieira e iria tocar lá.

Juntei o útil ao agradável e fui conhecer a casa.

Passando pela porta de entrada, já tem um pequeno altar com uns docinhos "pro santo". Do lado esquerdo, Buda sorri pra você, um pouco mais pra frente o Santo Antônio já está de cabeça pra baixo - talvez esperando alguém casar - e mais uma série de imagens religiosas, como Nossa Senhora e Ganesh.

A decoração não tem nada que possa ser comparado. Só indo lá pra tentar entender.

No lado esquerdo da entrada tem um enorme bar (deve ter uns 25 metros) e muitas mesas do lado direito. Após essas mesas, o palco - que deve ter uns 6 metros - e depois mais algumas mesas e os banheiros mais ao fundo. A casa tem um tamanho de médio para grande.

Na frente do palco uma pista de uns 40 metros quadrados com um piso bom pra dançar (de cimento queimado), mas com alguns desniveis.

As comidinhas, como no Bar Samba, são tentadoras. Comi uma porção de carneiro a passarinho muito boa, mas fiquei de olho na porção de batata chips, da mesa ao lado, que tinha uma cara muito boa. Como estava num templo, não poderia cometer o pecado da gula, não é mesmo ? O mais engraçado é que o cardápio vem no formato daqueles folhetos que servem para acompanhar a missa, o missal. Inclusive usa aquele mesmo papel, dando a sensação que o cardápio é descartável. Interessante.

Mas o bom mesmo é a música.

As segundas, o grupo carioca Bendita Segunda, começa bem a semana. Eles são muito bons e dão uma qualidade ao samba. As sextas, o Heartbreakers. Aos domingos, a Gafieira Divina.

Mas, o que é de encher os olhos mesmo é o que acontece na feijoada do sábado. Monarco e seus filhos Mauro Diniz e Marquinhos Diniz, fazem uma roda de samba de matar. Quando você junta esses 3 em um mesmo local pra cantar samba, é de chorar. É imperdível. Não preciso dizer que a casa lota. Ligue pra lá e pergunte se pode reservar ou qual é o melhor horario pra chegar pra conseguir um lugar. O telefone é (11) 2601-1441.

O único problema do Bar Templo é conseguir resitir às tentações da gula e da luxúria. Mas você também pode fazer como Oscar Wilde que dizia: "Eu resisto a tudo, menos às tentações".

Vá e divirta-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário