domingo, 14 de novembro de 2010

Eu fui... e achei legal (em Paris)



Na semana passada, falei sobre 2 bares legais em Paris e um local onde se pode aprender a dançar vários ritmos, inclusive gafieira.

Continuando o meu árduo trabalho de tentar arrumar uns bares legais em Paris, onde se pode ouvir e/ou dançar música brasileira, cheguei até mais 3 deles.

O primeiro se chama Le Café de la Plage e fica na 59 rue de Charonne. Essa rua fica entre a Bastille e a Nation e o seu acesso é muito fácil. Fui lá em uma sexta-feira, onde a partir das 22hs um grupo de brasileiros e franceses se reunem no subsolo do bar para tocar, cantar e dançar músicas brasileiras. Tenho que admitir que dançar é um pouco difícil já que o lugar deve ter uns 30 m2 e enche rapidinho. Alguns músicos são bons, mas a maioria é medíocre. O vocalista é amador. O que salva é que todas as pessoas que estão lá (maioria de franceses) ficam muito felizes e animados ao som dessa roda de amigos e tornam o ambiente muito acolhedor. Se você não for muito exigente, poderá virar até freguês constante, já que o chopp custa apenas 2,50 euros e na maioria dos outros lugares, o menor valor é 4,00 euros. Só tem um detalhe: eles não são contratados da casa. A qualquer momento, eles podem não estar mais por lá.

O Bizz'art é um lugar onde, toda quarta-feira, tem forró a noite toda. Com direito a aula gratuita e tudo mais. É um lugar bonito, com palco para shows, um bar bastante grande e um público agradável, de maioria francesa. Detalhe: uma grande parte deles fala português fluentemente. Muito recomendado. Só não vá nesse bar aos fins de semana, quando tiver festa brasileira. É a maior roubada. Um público feio, mal-educado, grosseiro, de um baixo nível surpreendente. O Bizz'art fica no 167 Quai de Walmy, próximo ao metrô Louis Blanc.

O outro lugar que fui se chama Los Mexicanos.

Ok. Ok. É claro que um lugar chamado Los Mexicanos deve ter um monte de Mariachis e se deve dançar muita salsa. É verdade. Tem mesmo, mas segunda, quarta e domingo é só música brasileira.

Na segunda, tem um forró com uma bandinha muito xinfrim, mas fica lotado de franceses, espanhois, poloneses e etc. Os brasileiros são minoria, mas os estrangeiros dançam muito bem. Tem alguns que vão ao nordeste do Brasil, constantemente, só para dançar forró.

Na quarta, é a noite do carnaval brasileiro, onde tem uma hora de aula de axé, samba no pé, com direito a mulata fantasiada e tudo.

O melhor dia é o domingo. A partir das 21hs, tem aula de dança e depois rola uma banda (também xinfrim) de gafieira que faz o povo dançar. Fiquei surpreso. O nível de gafieira deles é altíssimo. Dancei com uma dama japonesa, várias francesas, uma cidadã da Martinica e apenas uma brasileira. Todas elas arrasavam. Era muito bom dançar com elas. E os meninos não ficavam atrás. Eles tinham uma técnica muito boa, faziam passos avançados e você sentia que eles tinham uma leveza no dançar que me deixou de boca aberta.

A única coisa ruim é que acabou por volta da meia-noite, por que depois que a banda sai, fica tocando uma série de axés, pagodes e um monte de música ruim e o público muda completamente. Mesmo assim, vale a pena.

O Los Mexicanos, fica na 10 rue de papillon, próximo ao metrô Poissonnière (linha 7).

Infelizmente, ja voltei de Paris e estou escrevendo esse post aqui de Sampa. Por enquanto não teremos mais dicas da cidade luz. Mas como vou passar o reveillon em Madri (desejo de namorada, a gente tem que realizar), tentarei trazer mais noticias de bares internacionais em breve.

2 comentários:

  1. Eu fui no Le Café de la Plage seguindo a sua recomendação e adorei.
    O acesso realmente é ótimo e o bom de Paris é que o metrô funciona até tarde. Depois que o grupo para de tocar é possível voltar para o hotel tranquilamente.
    O samba estava ótimo. No começo eu não consegui identificar se o vocalista era Brasileiro ou Francês. Depois de um tempo ouvindo percebi que ele era francês. O único brasileiro do grupo era o da percussão. Cantaram músicas classicas e as pessoas acompanhavam! Como se fossem todos de uma mesma pátria. Fiquei surpresa com a música e com as pessoas que estavam ali. Foi um ótimo fim de dia, e um ótimo inicio de fim de semana. Eu recomendo ;)

    ResponderExcluir
  2. Débora, que bom que você gostou do La Plage. Espero que você tenha encontrado o que eu descrevi. Tento ser o mais preciso possível nas descrições dos lugares para que as pessoas não se decepcionem ao chegar ao lugar. Da próxima vez, vá conhecer o Blue Note. Tenho certeza que você vai gostar também.

    Obrigado pelo comentario.

    Bjs

    ResponderExcluir